sábado, 29 de outubro de 2016

A bruxa

"_ Dizem que você é bruxa, mas você é tão bonita.

As bruxas são velhas, feias e tem uma verruga no nariz. Você é uma bruxa Nina?" Perguntou Giovana, filha de uma amiga que tinha apenas oito anos.

"_ Quem te disse isso Gigi? Que sou uma bruxa? Nina virou-se para ela gargalhando enquanto colocava no pratinho um pedaço de bolo de chocolate para a menina.

"_ Minha mãe! Ela falou que você é uma bruxa porque tudo que você fala acontece!" A menina disse pegando o pratinho com o bolo.

"_ Sua mãe... sua mãe é uma querida. Quando ela falou isso, se referia as vezes em que acertamos o que vai acontecer, simplesmente porque enxergamos uma situação que o outro não consegue enxergar, entendeu meu anjo?"

"_Entendi!" Respondeu a menina levando o garfo com o bolo à boca enquanto balançava as perninhas  "_ E..de onde vieram as bruxas?"

"_ Gigi, as bruxas são conhecidas a muitos, muitos anos. Não sei de onde elas vieram ou se existiram mesmo! Mas vou dizer á você, o que eu penso de como elas surgiram tudo bem?" 


Sorrindo enquanto aguardava a resposta da menina, que balançou a cabecinha afirmativamente com a boca cheia de bolo.

"_ Então vamos lá. As pessoas mais velhas são muito sábias, e algumas destas pessoas de muita sabedoria, tinham por hábito cultivar em seu quintal ervas medicinais, por exemplo, hortelã, erva cidreira, erva doce! Está entendendo Gigi?" A menina afirmou com a cabeça deliciando-se com o bolo.

"_Estas mulheres já tinham muita idade, eram viúvas, e por isso viviam sozinhas, as vezes elas tinham um gatinho por companhia. As pessoas quando precisavam de alguma erva, ou quando estavam adoentadas, procuravam estas senhoras em busca de alivio para suas dores. Muitos levavam as ervas, e muitos pediam que a sábia senhora fizesse o chá para levarem pronto. Esta me entendendo meu anjo? " Nina perguntou de divertindo com a boquinha estufada e suja de chocolate da menina que prestava atenção á tudo.

"_ Sim." Respondeu Gigi pelo único cantinho de boca que podia sair som.

Limpando o bolo que estava na bochecha da menina com o guardanapo, Nina continuou:

"_Quando a velha e sábia senhora fazia o chá, ela colocava todo seu carinho, seu amor, e sua vontade de ver a pessoa boa. Colocava todo bom sentimento naquela "poção" ..naquele chá, e a pessoa adoentada tomava o chá,  melhorava, então falavam que a senhora velha, feia e com verruga no nariz era bruxa, porque ela havia curado a pessoa doente. Mas na verdade Gigi, eram as ervas, o carinho que ela fazia o chá, e a fé que as curava!"

"_Entendi, mas se ela ajudava os doentes, por que eles falavam que ela era bruxa má?" Gigi perguntou empurrando o prato vazio na direção de Nina.

"_ahhh meu anjo, isto é porque as pessoas gostam de julgar pelo que veem por fora, pela aparência e não pelo que realmente sabem uns dos outros, ou pelo que verdadeiramente sabem que o outro é."

"_ É verdade né Nina.  Sabe, você é mesmo uma bruxa como minha mãe disse. Você "bruxou" este bolo de chocolate, porque estava muito bom e eu quero mais, matou minha fome e eu não tenho mais medo de bruxas. Você pode ser minha bruxa?"

Nina gargalhando abraçou a menina deu-lhe um beijo na face e respondeu com carinho:

"_ Obrigada Gigi, mas... pensei que ao invés de ser sua bruxa eu gostaria de continuar sendo o seu anjo, o que acha?"

"_ Eu acho melhor Nina, prefiro voar com asas são mais bonitas que as vassouras!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário