quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Crisântemos


Passando pela jardineira, chamou minha atenção flores brancas e amarelas, uma das espécies de crisântemos. Achei-as tão lindas que fotografei.
Observei, admirei e pensei:

"Que lindas, para festejar a chegada da primavera!"

Um diálogo começou em minha tela mental com um comentário do crisântemo branco:

"Sim, somos lindas, mas nem todo mundo gosta da gente, passamos desapercebidas. "

"Mas porque? Vocês são tão lindas, delicadas mesmo."

"As pessoas nos usam muito para enfeitar as urnas e última morada dos que voltam para Deus. Por isso todos nos olham com medo, nos rejeitam" Respondeu-me entristecido.

Então respondi:

" O crisântemo original é de cor amarela, vocês sabiam? De alterações genéticas, surgiram as cores variadas. Os crisântemos tem vários significados. Para os Asiáticos vocês significam felicidade e uma vida completa."

"Verdade?!!" Disse admirado o crisântemo branco.

" Sim, é verdade!" Respondi continuando a explicação. "Os crisântemos brancos simbolizam verdade, sinceridade, tranquilidade e é visto como símbolo de que a pessoa viveu plenamente, é um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte! Entendeu?!"

O crisântemo branco olhou feliz para o amarelo, que tomou a palavra e perguntou:

"Eu sou o original? Que bom saber que minhas irmãs vieram de mim! E o que eu represento, você sabe?"

"Sim, você crisântemo amarelo, é a flor original seu nome em grego significa Flor de ouro, e está ligada ao sol. Na China, você é ligada a nobreza, é um símbolo do país do sol nascente. O próprio trono do imperador era conhecido como "Trono do Crisântemo".

Em minha tela mental as duas florzinhas se animaram pois a partir dai, elas se viram de forma diferente, não como sinônimo e lembrança de morte, mas sim ligadas a uma vida de plenitude e felicidade.

Muitas vezes, assim como os crisântemos desta história, somos nós. Não nos conhecemos tão bem, não nos amamos, porque fomos condicionados a uma imagem irreal de nossa capacidade, e nos acostumamos erroneamente a viver com o arquétipo que escolheram para nós!

Fonte de pesquisa: https://www.significados.com.br/crisantemo/ 











Nenhum comentário:

Postar um comentário